quarta-feira, 25 de abril de 2018

Vou escrever hoje para meus amigos coaches que estão entrando neste mercado muito promissor, mas cheio de desafios e aos amigos clientes que querem aprender mais sobre o assunto.

Estive conversando com profissionais na área de Pet Shop's neste final de semana e um dos assuntos que mais chamou-me a atenção foi a dúvida sobre o que é coaching.
Primeiramente acho que é importante ressaltar uma das fazes do processo, o coaching education que é uma etapa que todo o coach deve apresentar ao seu coachee quando inicia o processo de coaching - deu para perceber coach (profissional que realiza o processo) coaching (o processo em si) coachee (quem recebe o processo).

Pontos muito importantes para realizar um bom coaching education:

1- Ressaltar a confidencialidade do processo entre o coachee e o coach. Importante para criar empatia e criar rapport entre os participantes coach e coachee.
2 -  Explicar o conceito e qual e a linha de trabalho. Explicar o conceito de coaching e sua aplicação, explicar que a linha de trabalho desenvolve um apoio e direcionamento para atingir a meta esperada e que o caminho é percorrido e criado pelo coachee e não pelo coach.
3 - Deixar clara a proposta de que o maior trabalho e envolvimento no processo é sempre do coachee. Quando falamos em envolvimento deve-se aceitar apenas 100% de envolvimento caso contrário o coachee tem grande probabilidade de fracasso em seu processo.
4 - Necessidade de foco sistêmico no processo. O foco sistêmico vem da necessidades de incrementar certas competências de maneira gradativa, mas olhando o processo como um todo deixando de lado outras distrações tão comuns nos dias de hoje.
5 - Olho No Olho - Na minha opinião uma das mais poderosas ferramentas de um coach é a capacidade de ser um profundo analista de comportamentos, hábitos e atitudes. Vocês poderão me perguntar como fazer isso, e eu respondo, somente com a prática podemos desenvolver esta capacidade. Lembrando que estas atitudes, comportamentos e hábitos são apenas uma fração do que realmente somos, mas indicam as grandes possibilidades de mudança interior.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Alexandre Ascal 
Coach e Consultor de Empresas na A&C Consultoria e Coaching.
www.ascalconsult.com.br

Revisora Prof.a ADM Nara Müller

Nenhum comentário:

Postar um comentário